Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Crimes contra o sistema financeiro nacional ( Lei nº 7.492/86).

Art. 11 . Contabilidade Paralela

Publicado por Hillis da Silva Costa
há 4 anos

Trata-se do famoso "CAIXA 2". O agente que manter ou movimentar recurso ou valor paralelamente à contabilidade exigida pela legislação incide na pena de reclusão de 1 a 5 anos, e multa. O crime de contabilidade paralela somente pode ser praticado no âmbito das instituições financeiras nos termos do art. da Lei nº 7.492/86 (ver postagem anterior).

O tipo penal exige que o agente mantenha uma escrituração contábil conforme a lei. Caso mantenha (permanecer) ou movimente (colocar em movimento) recursos sem registrá-los oficialmente estará consumando o crime em comento.

Questão das mais debatidas entre os juristas é a necessidade ou não do especial fim de agir (dolo específico) , ou seja, de ficar caracterizado a vontade de causar prejuízo ou obter proveito. Pois, o referido tipo penal possui uma abrangência muito ampla de modo que um empresário que possua uma escrituração contábil auxiliar (logo, não declarada), com a finalidade de melhor acompanhar a movimentação de sua empresa estará, em tese, cometendo crime.

  • Publicações9
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações187
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crimes-contra-o-sistema-financeiro-nacional-lei-n-7492-86/813838300

Informações relacionadas

Bruno Caparroti, Advogado
Artigoshá 4 anos

Entendendo a Regra Matriz de Incidência Tributária (RMIT)

Anna Carolina Gruner, Advogado
Artigoshá 6 anos

Diferença entre Competência Absoluta e Relativa

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Teoria da associação diferencial e o criminoso de colarinho branco

Almiro Figueiredo, Advogado
Artigoshá 7 anos

Condições da ação e Pressupostos Processuais, CPC 1973- NCPC 2015

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Art. 347

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)